Veja dicas para cuidar bem dos pneus
Sete em cada dez motoristas não se preocupam com a calibragem.
Quando foi a última vez que você calibrou o pneu do seu carro? Lembrou? Não? Você não está sozinho. Sete em cada dez motoristas não se preocupam com isso.
Mas cuidado. A falta de calibragem dos pneus pode comprometer a segurança e aumentar a despesa com combustível.
Não é só o pneu careca que oferece risco: 75% dos motoristas não se preocupam com a calibragem dos pneus, e 25% não seguem as recomendações do fabricante.
O pneu murcho se desgasta mais rapidamente, deixa o carro propenso a derrapagens e aumenta o consumo de combustível em até 5%.
Verifique sempre a calibragem correta pelo Manual do Proprietário do seu veículo.
Chamamos uma turma de professores para saber a hora certa de trocar o pneu.
Com a palavra o técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária Eduardo Fernandes:
- Uma marquinha no pneu indica o sensor de desgaste. Quando o sulco do pneu estiver no mesmo nível do sensor, chegou a hora de trocar o pneu.
“Outra coisa que é importante fazer, de acordo com a recomendação do fabricante, é o rodízio dos pneus”, ensina Fernandes.
A cada cinco mil quilômetros mude os pneus de posição, assim eles se desgastam por igual.
Troca de pneus
Vamos falar a verdade. Pneu é “caro pra chuchu”. Às vezes, só se tem o dinheiro para trocar dois pneus e não os quatro, como é o ideal. Neste caso, o que fazer?
A maioria das pessoas troca os pneus dianteiros. Errado.
Fomos até um campo de provas de um grande fabricante de pneu, em Paulínea, interior São Paulo, para fazer o teste.
Primeiro um carro circula com os pneus carecas atrás e os novos na frente. Ao entrar numa curva, com a pista molhada o carro perde o controle. “Se estivéssemos em uma rua e não em um campo de provas, um acidente poderia ter acontecido”, explica o instrutor César Urnhani.
Agora invertemos: os pneus carecas na frente e os novos atrás. “Não acontece nada, o carro não escapa e o carro mantém a sua trajetória. Quando você opta por trocar só dois pneus, a melhor opção é colocar os novos no eixo traseiro”, explica o instrutor.
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